2 Comentários

Hipomania (Episódio Hipomaníaco)

Hipomania (Episódio Hipomaníaco)

Hipomania, ou Episódio Hipomaníaco é uma alteração de humor semelhante à mania, porém com menor intensidade. A pessoa se sente muito bem, com bastante energia. Normalmente a necessidade de sono diminui e a energia aumenta. Ocorre no Distúrbio Bipolar, na Ciclotimia ou como episódio isolado. Pode ser desencadeado por medicamentos como antidepressivos e terapias semelhantes.

Características:

Os sintomas são os mesmos da mania, porém em intensidade reduzida e causando menos prejuízos. Há ausência de sintomaspsicóticos e normalmente não é necessário tratamento ou medicação.

Os episódios podem ser classificados como mais expansivos (sociabilidade aumentada, teatralidade, maior produtividade…) ou mais irritáveis (impaciência, inquietude, agitação, agressividade, entre outros do tipo).

Sintomas:

Segundo o DSM-IV, para caraterizar um episódio de Hipomania deverão ser encontrados ao menos três sintomas dos descritos abaixo no comportamento do indivíduo:

  • Auto-estima em alta ou grandiosidade (sem delírios);
  • Pouca necessidade de sono;
  • Compulsão para falar demais;
  • Fuga de ideias e pouca concentração;
  • Prática de mais atividades dirigidas a objetivos;
  • Agitação psicomotora;
  • Envolvimento excessivo em atividades prazerosas com alto potencial para consequências dolorosas (como fazer compras até se endividar, fazer sexo com muitas pessoas ou praticar esportes radicais sem o equipamento adequado por exemplo)

Critérios para Episódio Hipomaníaco

A. Um período distinto de humor persistentemente elevado, expansivo ou irritável, durando todo o tempo ao longo de pelo menos 4 dias, nitidamente diferente do humor habitual não-deprimido.
B. Durante o período da perturbação do humor, três (ou mais) dos seguintes sintomas persistiram (quatro se o humor é apenas irritável) e estiveram presentes em um grau significativo:
(1) auto-estima inflada ou grandiosidade
(2) necessidade de sono diminuída (por ex., sente-se repousado depois de apenas 3 horas de sono)
(3) mais loquaz do que o habitual ou pressão por falar
(4) fuga de idéias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão correndo
(5) distratibilidade (isto é, a atenção é desviada com demasiada facilidade para estímulos externos insignificantes ou irrelevantes)
(6) aumento da atividade dirigida a objetivos (socialmente, no trabalho, na escola ou sexualmente) ou agitação psicomotora
(7) envolvimento excessivo em atividades prazerosas com alto potencial para conseqüências dolorosas (por ex., envolver-se em surtos desenfreados de compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros tolos)
C. O episódio está associado com uma inequívoca alteração no funcionamento, que não é característica da pessoa quando assintomática.
D. A perturbação do humor e a alteração no funcionamento são observáveis por outros.
E. O episódio não é suficientemente severo para causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou ocupacional, ou para exigir a hospitalização, nem existem aspectos psicóticos.
F. Os sintomas não se devem aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento, ou outro tratamento) ou de uma condição médica geral (por ex., hipertiroidismo).
Nota: Os episódios tipo hipomaníacos nitidamente causados por um tratamento antidepressivo somático (por ex., medicamentos, terapia eletroconvulsiva e fototerapia) não devem contar para um diagnóstico de Transtorno Bipolar II.

Diagnóstico Diferencial:

Caso o humor seja constantemente elevado e expansivo, por muitos

anos sem episódios depressivos, pode se tratar de transtorno de personalidade histriônica, eutimia ou de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade dependendo dos outros sintomas.

Referencias:

  1. ↑ a b c d PsiqWeb – Portal de Psiquiatria – Hipomania.
  2.  Psicosite – Ciclotimia – Hipomania.
  3. Wikipédia – Hipomania

 

Anúncios

2 comentários em “Hipomania (Episódio Hipomaníaco)

  1. gostei muito..gostaria de saber como adquirir o manual…dsmiv…livrarias?…obrigada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: